Páginas

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

RECALQUE

Texto: “Recalque” (1915). Vol XIV. Autor: Sigmund Freud.
• Verdrängung = Recalque
• Resistência - tornar a pulsão inoperante. “O ego não pode escapar a si próprio” (p.169).
• Dor e fome - cessação (imperativo)
“Torna-se condição para o recalque que a força motora do desprazer adquira mais vigor do que o prazer obtido da satisfação” (p.170).
§ Só há resistência quando já houve cisão entre a atividade mental consciente e a inconsciente: “a essência da repressão consiste simplesmente em afastar determinada coisa do consciente, mantendo-a à distância”(170).
§ Suposição clínica do recalque originário: “negar entrada no consciente ao representante psíquico (ideacional) da pulsão”(171). – fixação – representante inalterado e ligado a ele – propriedades do processo inconsciente.

SEGUNDA FASE DO RECALQUE
§ Recalque propriamente dito – pressão posterior
“(...) afeta os derivados mentais do representante reprimido, ou sucessões de pensamentos que, originando-se em outra parte, tenham entrado em cadeia associativa com ele. Por causa dessa associação, essas idéias sofrem o mesmo destino daquilo que foi primevamente reprimido” (171).
§ O material reprimido, ou seja, inconsciente, exerce atração sob tudo aquilo que possa estabelecer uma ligação. Pólo de atração.
§ “O recalque só interfere na relação do representante pulsional com um único sistema psíquico, a saber, o do consciente” (172).
§ O recalque não retira completamente todos os derivados do que foi reprimido.

§Resistência – função da distância do material reprimido
§ “ Ao executarmos a técnica da psicanálise, continuamos exigindo que o paciente produza, de tal forma, derivados do reprimido, que, em conseqüência de sua distância no tempo, ou de sua distorção, eles possam passar pela censura do consciente. Na realidade, as associações que exigimos que o paciente faça sem sofrer a influência de qualquer idéia intencional consciente ou de qualquer crítica, e a partir das quais reconstituímos uma tradução consciente do representante reprimido – essas associações nada mais são do que derivados remotos e distorcidos desse tipo” (173)
§OBS: Cuidado com os erros de tradução. Onde se lê repressão, lê-se recalque, no caso de instinto, lê-se pulsão.

Nenhum comentário: