Páginas

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

CONCEITOS PRINCIPAIS EM PSICANÁLISE

ASSOCIAÇÃO-LIVRE:
“Método que consiste em exprimir indiscriminadamente todos os pensamentos que ocorrem ao espírito,quer a partir de um elemento dado, quer de forma espontânea” (Vocabulário da Psicanálise, 38).

O TERMO “LIVRE” OBEDECE A:
1.Mesmo tendo um ponto de partida indutor, considera-se “livre” o desenrolar das associações, pois não é orientado e controlado por uma intenção seletiva;
2.“Liberdade” maior quando não é oferecido um ponto de partida – regra fundamental – “dizer tudo que vier à cabeça”;
3.Destina-se a pôr em evidência uma ordem determinada do inconsciente.

ATENÇÃO FLUTUANTE:
“Segundo Freud, modo como o analista deve escutar o analisando: não deve privilegiar a priori qualquer elemento do discurso dele, o que implica que deixa funcionar o mais livremente possível a sua própria atividade inconsciente e suspenda as motivações que dirigem habitualmente a atenção” (Ibid,40).

CONTRATRANSFERÊNCIA:
FREUD: “(...) influência do doente sobre os sentimentos inconscientes do médico”. “(...) nenhum analista vai além do que os seus próprios complexos e resistências internas lhe permitem”.

PONTO DE VISTA TÉCNICO:
1.Reduzir ao máximo a contratransferência pela análise pessoal;
2. Utilizar a contratransferência a partir do que Freud afirmou: “(...) todos possuem no seu próprio inconsciente um instrumento com que podem interpretar as expressões do inconsciente dos outros” (Id.);
3. Guiar-se pela contratransferência – comunicação de inconscientes.

TRANSFERÊNCIA: Falsa-ligação
“ Processo pelo qual desejos inconscientes se atualizam sobre determinados objetos”. “Repetição de protótipos infantis vivida com um sentimento de atualidade acentuada” (Ibid,514).
- Especificidade da transferência; transferência e realidade; função da transferência no tratamento; natureza do que é transferido.

2 comentários:

Anônimo disse...

Cara Adriana, gostei das definições: sucintas, porém essenciais. No tocante à atenção flutuante, bucando elementos da teoria lacaniana, tenho pensado ultimamente que a atenção flutuante é, na verdade, o não-focalizar a atenção no sentido, no significado (que são sempre voláteis),mas nos significantes. Ou seja, o analista é convidado a passear pela sonoridade das palavras e não pelas intenções supostas do analisando.

Grande abraço!

Adelino disse...

Tais teses demonstram os fatos elementares para nosso entender coriqueiro, melhor nos comduzem a outra maneira de agir e demostrar nossos pensamentos conduzindo melhor nossas ações.