Páginas

sábado, 14 de março de 2009

INAUGURAÇÃO DA SALA SÃO LUÍS 400 ANOS

A Universidade federal do Maranhão inaugura sexta-feira (27 de março), às 17h, as instalações do Grupo de Trabalho UFMA/São Luis-400 anos, localizada no prédio do Antigo Ceb-Velho, no Campus do Bacanga (São Luís - MA). O Professor do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade federal do Maranhão, Dr. Alexandre Fernandes Corrêa apresentará a proposta que vêm desenvolvendo sobre as comemorações sócio-históricas de 350 anos de fundação da cidade de São Luis, ocorridas em 1962. A primeira parte do projeto, segundo ele, consiste numa campanha de recuperação de fotografias e outras imagens relacionadas às comemorações da época. O Grupo de Trabalho pretende contribuir também com os eventos e promoções culturais para as comemorações dos 400 anos de fundação da cidade e dos 46 anos da Universidade Federal do Maranhão, ambos a serem completados em 2012. Ao final da apresentação, serão lançadas publicações inéditas:
- “O Museu Mefistofélico e a distabuzação da magia: uma análise do tombamento do primeiro patrimônio etnográfico do Brasil”, de Alexandre Corrêa. Resumo: é fruto de sua pesquisa de pós-doutorado, realizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- “Festim Barroco: um estudo do significado cultural da Festa dos Prazeres em Pernambuco”, de Alexandre Corrêa. Resumo: adaptação de dissertação de mestrado defendida na Universidade Federal de Pernambuco.
- “Psicanálise e saúde mental: a análise do sujeito psicótico na instituição psiquiátrica”, de Adriana Cajado Costa, vice-líder do Grupo de Pesquisa. Resumo: dissertação de mestrado defendida em 2002 pelo Núcleo de Psicanálise da PUC/SP.
Re-lançamento do Livro “Patrimônio Bioculturais: ensaios de antropologia do patrimônio e das memórias sociais”. São Luís: EDUFMA/Núcleo de Humanidades, 2008. As três publicações saem pela EDUFMA, com apoio do Programa de Pós-Graduação Cultura e Sociedade – Mestrado Multidisciplinar (PGCult) e do projeto e-ufma (www.eufma.ufma.br ).
Texto do jornalista José Reinaldo Martins
Mais Informações:

Nenhum comentário: